www.cenb.org.br
Sinopse Histórica

Pesquisar no catálogoPrograma de bolsaRelatório Colônia Japonesa
Mapa das Comunidades Japonesas

liberdade
 Liberdade, o “bairro oriental” de São Paulo

Pesquisa da população de descendentes de japoneses
residentes no Brasil (1987-1988)



Processamento dos Dados



Todas as folhas dos questionários, reunidos durante dois anos de trabalho de campo e devidamente ordenadas, foram examinadas pelo pessoal da coordenadoria da pesquisa e codificadas para o processamento em computador. A digitação das informações originais da pesquisa foi realizada pela Kyoei-Facom. A fita magnética e os materiais correlatos foram remetidos para o Japão para processamento. A tabulação foi realizada pela Japan Statistical Association seguindo o método estabelecido após muitas consultas e estudos. Nesta etapa, a assistência do Statistical Center fo the General Affairs of Japan, que propiciou facilidades técnicas e especializadas, inclusive software, foi de grande importância.


Fórmulas



X refere-se ao total de variável sob pesquisa. Os sufixos i, j e k referem-se, respectivamente, ao estrato, setor e sub-setor, e aquele sem ( ) refere-se ao universo e o com ( ) à amostra.

N e n referem-se, respectivamente, ao número de unidades do estágio seguinte indicado pelo sufixo. Assim, Ni(j) refere-se ao número de sub-setores incluído no j(ésimo) setor-amostra do i(ésimo) estrato.

Por exemplo:

m indica o número de conjuntos de sub-amostras utilizado e h refere-se ao h(ésimo) conjunto de sub-amostras.

^ indica o estimator concernente.

Assim:






Creative Commons License

Copyright © Centro de Estudos Nipo-Brasileiros